O Conselho de Normas e Práticas (N&P) aprovou um novo comitê ISA denominado ISA112 – Sistemas SCADA. Esta aprovação segue um amplo apoio para a ideia de uma pesquisa realizada pela revista InTech da ISA e pela mídia on-line.

O Comitê ISA112 irá desenvolver padrões e relatórios técnicos destinados a melhorar a confiabilidade geral do projeto, instalação, integração e operação de sistemas de supervisão e de controle de dados (SCADA) em indústrias de energia, saneamento, petróleo e gás, entre outras. As normas e relatórios técnicos irão orientar a implementação de sistemas SCADA eficazes e confiáveis, documentando as melhores práticas de uma variedade de indústrias.

O Conselheiro de N&P Greg Lehmann será o diretor do Comitê ISA112 e vai supervisionar a formação do novo comitê, trazendo a sua experiência como fundador co-presidente da ISA101, Interfaces Homem-Máquina. Lehmann é o Gerente Técnico de Automação de Processo da AECOM.

“Documentar as melhores práticas em uma variedade de indústrias, provavelmente vai acabar sendo a maior parte do trabalho no Comitê ISA112”, assinala Lehmann. “No entanto, a primeira fase será concentrar-se nos conceitos básicos e nos aspectos multi-indústrias e inter-indústrias dos sistemas SCADA, isto é, definições, terminologias, referências normativas/informativas e tipos comuns de hardware”.

O Conselheiro de N&P Ian Verhappen, Gerente Sênior de Projetos de Automação da CIMA, conduziu e analisou a pesquisa para o Conselho de N&P. “Com o aumento da conectividade de uma ampla gama de dispositivos usados para monitorar e controlar o nosso ambiente, os sistemas SCADA estão se tornando uma parte mais importante da infraestrutura de controle de hoje”, observa Verhappen. Por este motivo, a ISA identificou uma série de normas para capturar as melhores práticas sobre como construir um sistema que une diversas partes individuais”.

A reunião inaugural do Comitê ISA112 será condizida por Lehmann no dia 27 de setembro de 2016, das 8h00 às 12h00 nos EUA, em Newport Beach, Califórnia, durante o Encontro Anual de Líderes da ISA (www.isa.org/flm2016).

Para obter informações sobre como se tornar um membro ativo do Comitê ISA112 basta entrar em contato com Linda Wolffe, lwolffe@isa.org, do departamento de Standards da ISA.

 

Publicado por ISA, Research Triangle Park, Carolina do Norte, EUA em 01/08/16. Tradução livre de Ana Cristina Rodrigues, ISA Seção São Paulo.
https://www.isa.org/news-and-press-releases/isa-press-releases/2016/aug/isa-launches-scada-systems-standards-committee